6 min read

Cinesiologia

 

A cinesiologia é uma ciência natural que descreve o estudo do movimento humano. A cinesiologia combina conhecimentos de anatomia, biologia, biomecânica, fisiologia e até mesmo psicologia para estudar o movimento humano. As pessoas que estudam cinesiologia podem trabalhar em muitas áreas, incluindo fisioterapia, treinamento atlético e treinamento técnico.

 

Definição de Cinesiologiacinesiologia explicada

A cinesiologia é o estudo do movimento humano. Como um ramo das ciências naturais, a cinesiologia inclui aspectos da biologia, anatomia, anatomia humana, psicologia esportiva, fisiologia do exercício, e muito mais. A cinesiologia é uma profissão autônoma, um componente de várias outras disciplinas, uma área de estudo acadêmico e um componente de muitos campos de saúde diferentes.

 

O que é um cinesiólogo?

Como profissão, os cinesiologistas são profissionais da saúde e do bem-estar que prescrevem o exercício como medicina. Os cinesiologistas se concentram principalmente nos cuidados preventivos e ajudam os clientes a fazer escolhas saudáveis prescrevendo exercício e atividade física. Ser ativo melhora a qualidade de vida e tem uma miríade de benefícios para a vida diária. Aqueles que trabalham em uma carreira de cinesiologia ajudam as pessoas a melhorar sua saúde e aptidão física, melhorando os níveis de atividade das pessoas.

 

Profissões Aplicadas em Cinesiologia

Um diploma de cinesiologia abre muitos caminhos de carreira para os graduados em cinesiologia. Algumas profissões, incluindo treinadores pessoais, massagistas, instrutores de fitness e aqueles especializados em liderança em fitness, muitas vezes começam com um bacharelado em cinesiologia.

Outras carreiras, tais como Terapia Ocupacional e Fisioterapia, requerem um grau avançado, geralmente um mestrado. Outras carreiras exigem um certificado profissional ou a redação de um exame de licenciamento, como massagem terapêutica e treinamento atlético.

 

Fisioterapia

Os fisioterapeutas fornecem programas de exercícios e movimentos para reabilitar lesões. Muitos componentes da fisioterapia, como a anatomia humana, aprendizagem motora e princípios gerais de movimento, são ensinados em programas universitários de cinesiologia. É necessária uma educação adicional para ser licenciado como fisioterapeuta, mas um diploma de cinesiologia é freqüentemente considerado o primeiro passo para a prática como fisioterapeuta.

 

Terapia Ocupacional

Os terapeutas ocupacionais fornecem ferramentas e técnicas para ajudar as pessoas a retornar a suas vidas diárias após uma lesão. Um terapeuta ocupacional é freqüentemente empregado para ajudar as pessoas a retornar à sua rotina diária e atividades após um derrame, acidente automobilístico ou diagnóstico de doença degenerativa. Uma forte compreensão de como o corpo se move é imperativa para prescrever as ferramentas necessárias para melhorar o bem-estar de um paciente.

 

Treinamento pessoal

Os centros de fitness empregam treinadores pessoais ou de fitness para ajudar os clientes a atingir seus objetivos de fitness. Um personal trainer pode ser extremamente valioso para qualquer pessoa que procure melhorar sua aptidão física e sua saúde geral, fornecendo programas de força e condicionamento e prescrições de exercícios. Embora nem sempre seja necessário, a escolha de um personal trainer com um diploma de cinesiologia dá a alguém a garantia de que sua saúde está nas mãos de um profissional experiente.

 

Treinamento Atlético

Os treinadores atléticos trabalham para melhorar o desempenho esportivo específico dos atletas. O treinamento para atletas é muitas vezes diferente do treinamento para a saúde pessoal e requer uma base de conhecimentos diferente. Um excelente treinador esportivo terá o conhecimento necessário para melhorar o desempenho esportivo em uma situação de jogo, tornando o aspecto da psicologia esportiva da cinesiologia excepcionalmente importante.

 

Coaching

Ter um treinador que compreende o movimento humano, o aprendizado motor e os aspectos mentais da competição de alto nível aumenta enormemente a probabilidade de sucesso de uma equipe esportiva. A ampla gama de tópicos ensinados aos estudantes de cinesiologia lhes dá uma base de conhecimentos fantástica para o treinamento. Algumas universidades até oferecem práticas de coaching onde os estudantes aprendem ao lado do treinador principal de uma equipe e ganham experiência prática trabalhando com os atletas da NCAA enquanto competem.

 

A cinesiologia como uma pedra de degrau

Kinesiology-second-websiteUma graduação em cinesiologia fornece uma ampla gama de conhecimentos e experiência prática em muitas disciplinas específicas. Os estudantes aprendem com uma grande variedade de tópicos, inclusive:

  • Aptidão física e saúde física
  • Educação física
  • Técnicas de exercício
  • A saúde humana e o corpo humano
  • Programas de condicionamento
  • Habilidades motoras, neurologia e aprendizagem motora
  • Anatomia Humana
  • Exercitar a ciência
  • Psicologia do esporte
  • E mais!

 

Medicina e Medicina Esportiva

Dados os componentes relacionados à saúde da cinesiologia, muitos estudantes que buscam a medicina começam com um diploma de bacharelado em cinesiologia. A medicina esportiva combina medicina e cinesiologia, com algumas faculdades que exigem um diploma de cinesiologia antes de continuar a estudar medicina. O conhecimento adicional adquirido através do estudo da cinesiologia permite uma melhor aplicação do movimento como medicina em um ambiente clínico.

 

Pós-graduação

Os cursos de mestrado e doutorado em cinesiologia abrem diferentes caminhos de carreira para os estudantes. Muito do nosso conhecimento sobre desempenho humano, reabilitação cardíaca, fisiologia do exercício e movimento humano vem de pesquisas diligentes feitas por profissionais de cinesiologia durante programas de pós-graduação.

 

Atletismo e Esporte

Embora nem sempre seja necessário um diploma, a educação e o conhecimento prático de conceitos cinesiológicos são valiosos para qualquer pessoa que siga uma carreira no atletismo e no esporte. Competir ou treinar a nível profissional requer uma compreensão intrincada da aptidão física e das técnicas de exercício, tornando o treinamento adicional em cinesiologia benéfico para a equipe técnica de uma equipe. Do treinador principal de uma equipe à sua força e condicionamento técnico, qualquer pessoa que procure melhorar o desempenho de sua equipe pode se beneficiar do estudo do movimento humano.

 

Componentes do Estudo de Cinesiologia

Kinesiology-third-websiteO corpo humano é incrivelmente complexo. Ainda mais complicado é como ele se move, o que o faz mover-se e o que influencia esse movimento. A cinesiologia abrange muitos componentes diferentes que contribuem para que as pessoas se movimentem.

 

Anatomia e Fisiologia

A anatomia é o "o que" do corpo - o que e onde estão as partes do corpo. A fisiologia lida com o "como" do corpo e olha as funções de cada parte do corpo. A compreensão das relações entre "o quê" e "como" é fundamental para melhorar a forma como o corpo se move.

 

Psicologia

A psicologia social e esportiva são componentes significativos da cinesiologia. O estudo do movimento humano também inclui o estudo da motivação por trás do movimento. Instituições de saúde pública, professores de educação física e governos se moveram recentemente para promover o bem-estar através da atividade física. Os componentes psicológicos da cinesiologia influenciam as pessoas a se tornarem e permanecerem ativas na vida diária.

 

Biomecânica

Biomecânica refere-se à forma como as entidades biológicas - incluindo as pessoas - se movimentam. Força, velocidade, movimento, aceleração e direção do corpo são todos componentes da biomecânica e são todas partes integrantes da cinesiologia. Os profissionais da cinesiologia utilizam ferramentas biomecânicas como placas de força e captura de movimento 3D para registrar o corpo em movimento. Esta aplicação de tecnologia tem aplicações de amplo alcance, desde o desempenho esportivo até os videogames.

Do ponto de vista da pesquisa, estas informações podem ajudar a aperfeiçoar os padrões de movimento de um paciente ou atleta. Em entretenimento, técnicos de CGI e projetistas de videogames usam este software de captura de movimento para recriar o movimento humano em filmes ou videogames.

 

Neurologia

A neurologia é o estudo do sistema nervoso. Isto inclui os nervos do corpo, o cérebro e a medula espinhal. Estes componentes neurais trabalham juntos para criar tanto o movimento consciente quanto o inconsciente. Neuroplasticidade, a capacidade do cérebro de mudar, explica como as pessoas aprendem novas habilidades motoras. Todas as atividades físicas exigem a aquisição de novas habilidades, portanto, a compreensão da neurologia e da neuroplasticidade é necessária para ajudar as pessoas a se moverem melhor.

 

Perguntas mais freqüentes

Um personal trainer é o mesmo que um kinesiólogo?

As áreas de cinesiologia geralmente trabalham como instrutores pessoais, mas as profissões são diferentes. Muitas certificações de treinamento pessoal exigem apenas um curso de fim de semana ou várias horas de estudo. Para ser um cinesiólogo certificado, alguém precisa de um diploma mínimo de bacharelado - geralmente a partir de quatro anos de estudo dedicado. Uma base de conhecimentos mais ampla e profunda é necessária para ser chamado de cinesiologista.

 

Por que eu nunca ouvi falar em cinesiologia?

A cinesiologia tem muitos nomes - cinética humana, estudos esportivos, ciência do exercício e educação física são praticamente sinônimos do termo. Além disso, a cinesiologia é um domínio muito jovem da ciência. A Universidade de Massachusetts Amherst lançou o primeiro programa de graduação em cinesiologia em 1965. Comparada a outras ciências naturais que tiveram séculos de estudo científico dedicado, a cinesiologia é o bebê da família.

 

Qual é a aplicação prática da cinesiologia?

Os programas de ciências do exercício têm se concentrado tradicionalmente no desempenho atlético. Recentemente, o surgimento da cinesiologia como um estudo dedicado tem causado uma mudança nesse foco. Com o aumento significativo da inatividade nas últimas décadas, governos, organizações empresariais, escolas e indivíduos procuraram formas de aumentar a atividade para seus muitos benefícios à saúde. As pessoas que trabalham em uma carreira de cinesiologia têm conhecimentos e habilidades únicas para ajudar pessoas e organizações a alcançar esses objetivos.

 

Devo seguir um curso de cinesiologia?

Suponha que você espera trabalhar como personal trainer, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, instrutor de fitness, treinador atlético, gerente de academia de ginástica, ou médico de medicina esportiva. Nesse caso, um bacharelado em cinesiologia é um ótimo lugar para se começar. As áreas de cinesiologia geralmente são bem sucedidas em saúde pública, saúde pessoal e treinamento. O estudo da cinesiologia é um primeiro passo significativo para trabalhar em uma dessas profissões.

 

Onde posso encontrar um cinesiólogo ou um especialista em cinesiologia?

Se você quiser que alguém ajude a melhorar sua condição física ou reabilitar uma lesão, você deve procurar um profissional de cinesiologia. Os profissionais de cinesiologia estão frequentemente em instalações de reabilitação, ambientes clínicos, centros de fitness, consultórios de quiropraxia e fisioterapia, e muito mais.

Qualquer um desses campos será movimentado com majores da cinesiologia. Quer trabalhem como fisiologistas de exercício ou como administradores de clubes de saúde, qualquer pessoa com formação em cinesiologia pode ajudá-lo a atingir seus objetivos.

 

Referências

Universidade de Massachusetts - Escola de Saúde Pública

Hearst Newspaper - Dupla especialização em Medicina Esportiva e Cinesiologia

Universidade de Saskatchewan - Prática de Huskie Athletics Student-Trainer

Definição e Significado da Cinesiologia - Merriam-Webster

CKA - História da Cinesiologia

CKA - O que é Cinesiologia

Universidade de Columbia - PhD em Cinesiologia

 

 
Crioterapia

Crioterapia

A crioterapia é um tratamento que pode ajudar com o estresse, a ansiedade, a dor e a reabilitação de lesões. A crioterapia é realizada pela exposição...

Continue Reading
Ciência do esporte

Ciência do esporte

A ciência do esporte é a fusão dos princípios científicos com o treinamento e o desempenho esportivo. A aplicação do método científico às práticas de...

Continue Reading
Sistema límbico

Sistema límbico

De acordo com a evolução, o sistema límbico é uma das partes mais antigas de nosso cérebro. De acordo com teorias como o modelo do cérebro trino, ele...

Continue Reading